A gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade. Aceitar

Histórias Do Catolicismo

Vinte Reflexões De Santos Doutores Da Igreja

image

São considerados doutores aqueles santos que demonstraram profundo conhecimento teológico e que tinham grande capacidade para aprender e ensinar a fé católica.

Atualmente são mais de 30 santos intitulados doutores pela Igreja. Como exemplo, podemos citar Santo Agostinho, Santo Afonso de Ligório, Santa Catarina de Sena, São João da Cruz, Santa Teresa de Jesus, Santo Antônio de Pádua, Santa Teresinha do Menino Jesus etc.

Vamos então refletir um pouco sobre os maravilhosos ensinamentos desses santos:

“Eu não creria no Evangelho, se a isto não me levasse a autoridade da Igreja Católica” (Santo Agostinho).

“Os fiéis devem crer nos artigos do Símbolo, para que, crendo, obedeçam a Deus; obedecendo vivam corretamente; vivendo corretamente, purifiquem seu coração e purificando o coração, compreendam o que creem” (Santo Agostinho).

“Ser sábio é tudo dirigir ao louvor de Deus” (Santo Agostinho).

“Não serás inocente se, por calar-te, permites que se percam irmãos a quem poderias corrigir com um alerta” (Santo Agostinho).

“Tenham a certeza de que quando eu morrer, a única causa de minha morte será meu amor pela Igreja” (Santa Catarina De Sena).

“Nenhuma virtude tem valor sem a caridade, no entanto é a humildade que forma e nutre a caridade” (Santa Catarina De Sena).

“Quando tiveres algum aborrecimento e desgosto, lembra-te de Cristo crucificado e cala-te” (São João Da Cruz).

“Além das verdades reveladas pela Igreja quanto à substância de nossa fé, não há mais o que revelar. Por isso é necessário não só rejeitar qualquer novidade, mas também acautelar-se para não admitir as que aparecem sutilmente misturadas à substância dos dogmas” (São João Da Cruz).

“Em tudo me sujeito ao que professa a Santa Igreja Católica Romana, em cuja fé vivo, afirmo viver e prometo viver e morrer” (Santa Teresa De Jesus).

“Por meio da humildade o Senhor se deixa render a tudo quanto dele queremos” (Santa Teresa De Jesus).

“À Igreja quero submeter para sempre meus escritos, minhas ações, minhas palavras, minha vontade e meus pensamentos” (São Francisco De Sales).

“Não penseis já ter chegado à perfeição que deveis possuir enquanto vossa vontade não estiver completamente, mesmo nas coisas mais difíceis, submissa alegremente à vontade de Deus” (São Francisco De Sales).

“Quem ama Jesus Cristo, crê em todas as suas palavras” (Santo Afonso De Ligório).

“A ciência dos santos consiste em sofrer constantemente por Jesus Cristo. É pelo sofrimento que mais prontamente nos santificamos” (Santo Afonso De Ligório).

“Não podemos, caríssimos, de modo algum duvidar de que toda a observância cristã procede de instruções divinas e de que tudo o que a Igreja recebeu como costume de devoção provém da tradição apostólica e do ensinamento do Espírito Santo” (Papa São Leão Magno).

“Ao canonizar os santos, o Sumo Pontífice é de modo particular guiado pela inspiração infalível do Espírito Santo” (São Tomás De Aquino).

“A Eucaristia é o sacramento dos sacramentos, todos os demais sacramentos estão ordenados a este como a seu fim” (São Tomás De Aquino).

“É a cruz de Cristo que alivia a enfermidade de todos os homens” (Santo Ambrósio).

“Quando te sentires angustiado, acredita que há saída, sem murmúrio. É hora de ires invocando e rezando, sem te enterrares em queixas” (Santo Ambrósio).

“A maior alegria que podemos dar a Maria é a de levar Jesus Eucarístico em nosso peito” (S. Hilário De Poitiers).

Fonte: Livro “Na Escola dos Santos Doutores” – Prof. Felipe Aquino.


image
Data da Publicação: 14/01/2021
Categoria do Artigo: Reflexões
Compartilhe: Facebook WhatsApp

Inscreva-se Em Nosso Novo Canal Do Youtube!

Os Vídeos Do Youtube Complementam Nossos Artigos! Inscreva-se!

image

Compartilhe: Facebook WhatsApp
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber todas as atualizações em primeira mão!