Infelizmente está muito em voga nos tempos atuais pessoas dizerem que creem em Jesus e na Bíblia, mas não creem na Igreja. Provavelmente você mesmo seja uma dessas pessoas ou talvez conheça alguém que tenha esses pensamentos. Sobre esse assunto, portanto, vamos dar uma breve refletida.
Você já ouviu alguém dizer: “Olha eu acredito na Bíblia, acredito em Jesus. Mas não concordo com tal ensinamento da Igreja a respeito do assunto aborto...ou do assunto da perpétua virgindade de Maria, ou da castidade etc.
Os temas são variados e as pessoas acabam se afastando da Igreja ou não acreditando mais nela definitivamente pelas discordâncias que possuem a respeito da posição da Igreja em certos assuntos.
No fim ela vai concebendo a ideia de que Bíblia e Jesus são uma coisa e Igreja é outra coisa. Nada mais falso.
Vamos ser claros aqui: quem fundou a Igreja?
No Evangelho de Mateus, capítulo 16, versículos de 13 a 19, podemos ler os seguintes acontecimentos:
"Chegando Jesus à região de Cesareia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: 'Quem os outros dizem que o Filho do homem é?' Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas'.
'E vocês?', perguntou ele. 'Quem vocês dizem que eu sou?'
Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo'.
Respondeu Jesus: 'Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não foi revelado a você por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.
E eu digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-la. Eu darei a você as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus' ".
Primeiramente gostaria de ressaltar aqui as palavras de Jesus: “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”.
Aqui podemos ver claramente que foi vontade de Jesus edificar a sua igreja. Portanto a Igreja não é algo que se possa dispensar, jogar fora ou desprezar...a edificação da Igreja foi um ato de vontade do Senhor; e o que vem do Senhor é graça, é benção. Se você acha que Igreja não serve para nada, saiba: você está negando uma graça dada por Deus e isso pode até ser caracterizado como pecado contra o Espírito Santo....Sim exatamente o pecado que não tem perdão como disse o próprio Jesus conforme Mateus 12,31.
Então vamos clarear nossos pensamentos aqui:
IGREJA É BENÇÃO!
IGREJA É GRAÇA!
IGREJA É ATO DA VONTADE DIVINA!
E paremos para pensar agora: Por que Jesus quis fundar a Sua Igreja?
A resposta é fácil: para continuar a Sua missão até o fim dos tempos. A missão de evangelizar todas as nações foi dada por Jesus aos seus discípulos. Porém os discípulos também não permaneceriam nessa existência terrestre eternamente. Daí terão que vir outros após estes e assim sucessivamente. Por isso Jesus fundou a sua Igreja para que essa sucessão de apóstolos e discípulos ocorressem sem interrupção e assim sua Palavra pudesse ser levada para todos os povos até o fim dos tempos.
Isso é visível na própria história da Igreja que mostra os 266 papas que já houveram a começar por São Pedro, até hoje, numa prova dessa apostolicidade ininterrupta. E aqui entra a parte final dos versículos que citei anteriormente. Disse Jesus:
"E eu digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-la".
Pedro não se chamava Pedro. Seu nome era Simão. Jesus alterou seu nome propositadamente pois já tinha a intenção de fundar sua Igreja sobre a Rocha. Na Bíblia quando ocorre mudança de nome implica numa tarefa ou missão que Deus disponibilizará para essa pessoa. É o caso por exemplo de Abraão. E foi o caso do Simão que teve seu nome alterado para Pedro.
E o fato das portas do inferno nunca prevalecerem sobre a Igreja é uma grande resposta ao achismo que as pessoas tem sobre os ensinamentos da Igreja pois se ela errou em seus ensinamentos significa que entrou para o caminho do erro e, por consequência, as portas do inferno prevaleceram sobre ela o que não pode ser verdade tendo como garantia a própria palavra de Jesus.
E para finalizar Jesus disse:
"Eu darei a você as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra será ligado nos céus, e o que você desligar na terra será desligado nos céus".
Uma chave com poder de ligar aqui na terra e, por consequência, o Senhor ligar lá no céu representa uma chave de grande autoridade. Autoridade que a Igreja tem para evangelizar, para ensinar. Jesus quis dar essa assistência infalível à sua Igreja até para que seus ensinamentos não tivessem sido em vão. Caso contrário, se não houvesse essa garantia, hoje a Igreja já teria tomado o caminho do erro e muito provavelmente ela estaria dizendo que aborto é moral, que a castidade cada um vive conforme a sua consciência que Maria não foi sempre virgem etc. Dessa forma a verdade se esvaziaria para o império do relativismo e o diabo venceria.
Entendeu agora a importância da Igreja?
Concluindo essa nossa reflexão podemos finalizar da seguinte forma:
Primeiro: Igreja é benção, é graça divina e não podemos jogar fora ou dispensar sob pena de estarmos cometendo pecado contra o Espírito Santo.
Segundo: Os ensinamentos da Igreja gozam da assistência de Jesus até para que as portas do inferno não a vençam fazendo-a entrar em caminhos errados no tocante a ensinamentos de fé e moral.
Espero que essa reflexão tenha te ajudado! Fique com Deus!
Data da Publicação: 01/12/2020
Categoria do Artigo: Reflexões
Compartilhe: