Nós guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade. Aceitar Recusar

Histórias Do Catolicismo

Uma Velha Resposta Para Uma Pergunta Sempre Nova: Devemos Santificar O Sábado Ou O Domingo?

image


No livro de Êxodo capítulo 20, versículos 8 seguintes podemos ler:

"Lembra-te do dia do sábado para santificá-lo. Trabalharás durante seis dias...o sétimo dia, porém, é dia do teu Deus".

Porém em Marcos 2, 27-28 disse Jesus:

"O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. Por isso o Filho do Homem é Senhor também do sábado".

Jesus como Senhor do sábado tem autoridade para mudar o "sétimo dia de santificação". E como de fato quis fazê-lo. Jesus ao ressuscitar no domingo transferiu o Dia do Senhor para esse dia. Foi no domingo que aconteceu a Ressurreição e a vinda do Espírito Santo à Igreja da Nova e Eterna Aliança, como atesta toda a tradição cristã (Mc 16,9 e At 2,1).

A Igreja fundada por Cristo é um Igreja Apostólica, isto é, uma Igreja que se baseia nos atos dos apóstolos, que segue os passos dos apóstolos. E estes, desde os primórdios começaram a santificar o domingo no lugar do sábado. Isso está na Bíblia. Vamos conferir.

Em At 20,7 podemos ler: "No primeiro dia da semana (domingo), estando nós reunidos para a fração do pão (santa missa), Paulo falava...". 

Em 1 Cor 16,2 está escrito: "No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte...".

Além de outros textos bíblicos existem muitos textos cristãos dos primeiros séculos que atestam que o dia de santificação do Senhor passou a ser praxe entre os apóstolos no domingo (por exemplo, textos de São Justino, a Didaqué que era como um catecismo que os apóstolos utilizavam, etc).

A Igreja Católica ainda entende que, o mais importante aqui, não é o dia que se guarda, mas sim que se guarde um dia ao Senhor. Se por algum motivo uma pessoa não consiga guardar o domingo, então guarde o sábado, se não consegue guardar o sábado, se esforce para guardar um dia da semana.

E mais uma observação importante: A maioria dos biblistas atuais concordam com os cientistas de que os 7 dias mencionados na Bíblia para a criação do mundo, não eram 7 dias de 24 horas e sim 7 épocas de milhares de anos, quiça milhões. E não existe povo ou cultura que possa provar historicamente qual dia da semana era o primeiro dia ou o sétimo dia.

O Dia do Senhor é o domingo, em honra ao novo Adão que Ressuscitou dentre os mortos!


image
Data da Publicação: 19/06/2022
Categoria do Artigo: Doutrina
Compartilhe: Facebook WhatsApp

Conheça Meu Livro "As Provas Da Ressurreição De Jesus"

Nesse livro mostro as deduções lógicas que existem a respeito da ressurreição do Senhor!

image

Compartilhe: Facebook WhatsApp
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber todas as atualizações em primeira mão!