A gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade. Aceitar

Histórias Do Catolicismo

Estamos Prontos Para Sermos Perseguidos E Injuriados?

image

O mundo atual já não suporta mais a moral e a fé cristã. No argumento de que "o mundo mudou" ou de que "o mundo evoluiu" cria narrativas morais e defende o que lhe aparenta mais moderno. 

Infelizmente até dentro da Igreja essa praga está se espalhando. Não é raro vermos padres defendendo hoje, em nome dessa evolução, o que a Igreja desde o princípio rejeitou ou condenou. Padres que dizem que Jesus não é Deus, que todas as religiões são equivalentes entre si, que aborto é legal, que casais em segunda união podem comungar, etc.

Com certeza estamos vivendo tempos difíceis e os verdadeiros cristãos, os de fé genuína, sofrerão perseguições e injúrias. Quero citar aqui um texto da Sagrada Escritura. Em 2 Timóteo 4, 3-5 lemos:

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências. Desviarão os seus ouvidos da verdade, orientando-os para as fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, suporta o sofrimento".

Essa é uma verdade bíblica. Com o avanço dos séculos essa situação ficará cada vez mais exposta e os cristãos serão perseguidos, chamados de fanáticos, lunáticos, ignorantes, preconceituosos...Enquanto os verdadeiros cristãos estiverem pregando o Bem da Palavra de Deus, o mundo os perseguirá como se fossem propagadores do Mal.

Contudo como diz a Escritura, "suportemos o sofrimento" e sejamos firmes para proclamar a "são doutrina" (Tito 2,1).

Jesus nos alertou sobre isso. Podemos ler em João 15,20:

"Lembrai-vos da palavra que vos disse: O servo não é maior que o seu senhor. Se eles me perseguiram, também vos perseguirão".

Devemos estar preparados para as perseguições. Se desejamos realmente permanecer de pé diante de Cristo não podemos deixar de proclamar a verdade da fé crista. Não podemos fazer vista grossa diante da opressão mundana. Isso é muito sério! O verdadeiro cristão não poderá ficar calado. Terá que tomar posição. Não poderá temer perder seu emprego, ser diminuído de cargo, ser processado, ser difamado, ser alvejado, pois o que estará em jogo é a salvação eterna. Disse Jesus:

"Todo aquele portanto que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, também o renegarei diante de meu Pai que está nos Céus." (Mateus 10,33).

Perseguições, difamações, injúrias e até mesmo martírios foram o que muitos santos e mártires receberam em troca de suas pregações cristãs. Vejamos rapidamente os exemplos, entre milhares, de São Sebastião e Santa Águeda. 

São Sebastião viveu no século III e foi um soldado romano, da guarda de elite do imperador da época, Diocleciano. Sebastião se converteu ao cristianismo e proclamava a sua fé abertamente até mesmo no âmbito em que vivia, que era um âmbito anticristão, pois o imperador perseguia os cristãos. Descoberto foi condenado à morte. Foi amarrado a um tronco e levou tantas flechadas que diz a narrativa que seu corpo parecia um ouriço. Mas embora mortalmente ferido foi milagrosamente curado. E não pensou duas vezes. Corajosamente, voltou ao imperador e o reprendeu por praticar o mal dizendo-lhe que para ser salvo deveria abraçar a fé em Jesus Cristo. Indignado, o imperador deu a ordem de morte novamente. E assim São Sebastião foi martirizado.

Santa Águeda viveu também no século III na época do imperador Décius. Morava em Catânia, Sicília. Ela desde cedo fez votos de castidade e consagração a Jesus Cristo. Um poderoso da época, de nome Quinciano, apoixonou-se e quis casar-se com ela. Mas ela se negava devido aos votos que já tinha feito. Por isso foi perseguida e torturada. Com apoio do imperador Décius, Águeda foi submetida a torturas terríveis com ferro incandescente e açoites. E depois de um longo período de tortura, Quinciano mandou que lhe arrancassem os seios! Dali levaram ela para o calabouço em agonia e sem nenhum medicamento. E ali durante a noite São Pedro lhe apareceu e lhe deu a graça da cura total! Ao ver Águeda totalmente curada, ao invés de se converter, mandou arrastá-la entre carvão em brasas e vidros. E durante esse martírio houve um grande terremoto por causa do vulcão Etna. Quinciano, pouco tempo depois, faleceu, porque o seu cavalo o derrubou dentro de um rio no qual morreu afogado. No aniversário de morte de Santa Águeda, o vulcão Etna entrou em erupção.  Os moradores pediram a intercessão da Santa e a lava simplesmente parou e cessou a erupção. Por essa razão hoje Santa Águeda é invocada contra erupções e terremotos.

Que esses dois testemunhos heróicos sejam exemplos para nós como cristãos fiéis dispostos a enfrentar as adversidades para defender a verdade da Igreja e de Cristo. 

Apesar da aparente tragédia esses dois Santos foram vencedores pois conquistaram o prêmio final, o mais valioso, a vida eterna com Deus. Todo cristão fiel está destinado à essa sorte final. Todo cristão é um "sortudo", pois está destinado para ele a pátria celeste! Por isso todo cristão deve ser alegre pois tem em mente que esse prêmio final lhe será concedido pelo próprio Cristo.


Video De Complemento (Inscreva-se Em Nosso Canal):


image
Data da Publicação: 09/04/2022
Categoria do Artigo: Reflexões
Compartilhe: Facebook WhatsApp

Conheça Meu Livro "As Provas Da Ressurreição De Jesus"

Nesse livro mostro as deduções lógicas que existem a respeito da ressurreição do Senhor!

image

Compartilhe: Facebook WhatsApp
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber todas as atualizações em primeira mão!